A importância da soja no Brasil é indiscutível, visto que o grão foi o produto mais exportado pelo país em 2020. Além disso, 2020 ficou marcado também como o ano em que nos tornamos o número 1 em produção e exportação de soja. Agora, o Brasil representa 50% do comércio mundial do grão, e seguimos com projeções otimistas para os próximos anos.

Essa história de sucesso teve início há muitos anos, e para compreender ainda mais o papel da soja no Brasil, é preciso também entender como tudo começou e o que nos fez chegar até aqui.

Siga a leitura no Universo AgroGalaxy e veja tudo o que você precisa saber sobre a cultura da soja

Origem da soja no país

A soja percorreu um longo caminho antes de chegar ao Brasil. O grão surgiu na China, e foi descoberto por portugueses e espanhóis no século XVII. Assim, a soja foi levada para a Europa e somente por volta dos anos 1890 chegou à América. No Brasil, o primeiro registro de grãos de soja é de 1882, na Bahia, onde foi cultivada de forma experimental.

Entre 1900 e 1901, o Instituto de Agronomia em Campinas promoveu a primeira distribuição de sementes para produtores de São Paulo, e em 1908, imigrantes japoneses trouxeram as cultivares para consumo humano.

Depois disso, em 1914, a cultura foi oficialmente introduzida no país, na região de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. Apesar de todo esse percurso já em solo brasileiro, foi apenas em 1924 que iniciaram os primeiros plantios voltados ao comércio.

Crescimento da Produção de Soja no Brasil

Nos últimos anos, o Brasil se estabeleceu como um dos maiores produtores de soja do mundo. Devido às condições climáticas favoráveis, vastas áreas de terras agricultáveis e avanços tecnológicos na agricultura, o país tem experimentado um crescimento expressivo na produção de soja.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a produção de soja no Brasil aumentou de forma significativa, atingindo números recordes a cada safra. 

Esse crescimento é resultado do investimento em pesquisas, adoção de técnicas modernas de cultivo, bem como do uso de sementes geneticamente modificadas, que conferem maior resistência a pragas e doenças.

Contribuição para a Economia Brasileira

A soja desempenha um papel fundamental no fortalecimento da economia brasileira. A exportação de soja e seus derivados representa uma importante fonte de receita para o país, contribuindo para a balança comercial e gerando empregos em toda a cadeia produtiva.

Com a expansão da produção de soja, o Brasil tem se consolidado como um dos principais fornecedores mundiais desse grão. Países como China, Estados Unidos e Argentina são grandes importadores da soja brasileira. Essa demanda externa impulsiona o agronegócio no Brasil, estimulando investimentos em infraestrutura e tecnologia nas regiões produtoras.

Comércio de soja

Para compreender o comércio de soja no Brasil, é preciso entender principalmente quem são os compradores do grão. Quando pensamos nessas vendas, os principais compradores que vêm à mente são as indústrias, que compram para produzir alimentos industrializados, e as chamadas “tradings”, empresas que vão intermediar a negociação entre produtor e comprador, nacional e internacional.

Além disso, existem também as cooperativas e distribuidores de insumos, que recebem o grão dos produtores e podem destiná-los ao mercado interno ou para exportação; os cerealistas, que podem ser intermediários ou produtores; e as empresas de insumos, que trabalham com trocas.

Pensando na remuneração, existem algumas opções de cálculos que são trabalhados nessa cultura. O volume de negociação no mercado interno, por exemplo, se baseia em sacas de 60kg, e para exportação, a negociação é baseada em toneladas ou bushel (27,2kg). Já a composição de preços tem como base a cotação na Bolsa de Chicago, a cotação do dólar e o prêmio – uma remuneração extra.

A importância da soja no Brasil: números e dados

Você sabia que, em 22 anos, a quantidade de hectares para produção de soja foi de 11,3 milhões para 35,7 milhões? Isso representa um aumento de 216%. Em 2019, a China, maior comprador de soja brasileira, importou 78% do grão, e a transição chegou a U$ 19,60 bilhões, de acordo com o site Fazcomex.

Em 2020, a soja esteve no topo do ranking dos 10 produtos mais exportados pelo Brasil, reforçando mais uma vez sua importância no país. Outros dados recentes, referentes à safra 2020/21, confirmam bons resultados:

Dados mostrando a importância da soja no Brasil: produção, área plantada e produtividade.
Dados sobre a Soja no Brasil.
 O Mato Grosso é o maior produtor de soja no Brasil.
Dados da Soja no estado do Mato Grosso.
Dados de produção, área plantada e produtividade da Cultura da Soja no Paraná.
Dados da Soja no estado do Paraná.
Dados de produção, área plantada e produtividade da Cultura da Soja no Rio Grande do Sul.
Dados da Soja no estado do Rio Grande do Sul.
Dados de produção, área plantada e produtividade da Cultura da Soja em Goiás.
Dados da Soja no estado do Goiás.
A importância da soja no Brasil mostrada através de dados de exportação.
Dados sobre consumo interno e exportações da soja.

Cadastre-se hoje mesmo no site e não perca as melhores dicas e promoções para uma safra de sucesso. É hora de aproveitar todas as novidades de SemeaSoja!

Siga a leitura no Universo AgroGalaxy e acompanhe esse e muitos outros conteúdos sobre a cultura da soja. Cadastre-se no site e fique por dentro de todas as novidades em primeira mão!

Por Especialistas TechA:
Cesar Carrijo
Erich Duarte
Fabio Mutta
Rafael Tadeu dos Santos

Você também pode gostar
Imposto sobre a venda de soja
Leia mais

Impostos sobre a venda de Soja

Para além dos campos e da “mão na massa”, o produtor deve também estar bem informado a respeito…